terça-feira, 1 de maio de 2012

O sentido divino do trabalho


Ao crescer e viver como qualquer um de nós, Jesus, nosso Senhor e Modelo, revelou-nos que a existência humana, as ocupações comuns e habituais, têm um sentido divino, de eternidade.

A fé e a vocação de cristãos afetam toda a nossa existência, não apenas uma parte. As relações com Deus são necessariamente relações de entrega, e assumem um sentido de totalidade. A atitude do homem de fé é olhar para a vida, em todas as suas dimensões, sob uma perspectiva nova: a que Deus nos dá.

Confesso que, por vezes, sinto-me fatigado pelo trabalho, pelos estudos... Nosso trabalho – ou nosso processo de preparação para o trabalho, no caso daqueles que ainda estão estudando – não é algo alheio aos planos divinos. Ahhh, como isso me conforta! Deus sempre está a nos acompanhar. Nosso esforço, nosso suor, nosso cansaço, nossa lida diária deve ser instrumento de santificação, para a nossa santificação e para a daqueles que nos cercam. A nossa vocação humana é parte, e parte importante, da nossa vocação divina. Por esta razão, devemos nos santificar – contribuindo ao mesmo tempo para a santificação dos outros, dos nossos irmãos, dos nossos companheiros – precisamente santificando o nosso trabalho e o nosso ambiente: essa profissão ou ofício que preenche nossos dias, que dá uma fisionomia peculiar à nossa personalidade humana, que é a nossa maneira de estar no mundo...

São José, rogai por nós!

Um comentário: