quinta-feira, 2 de abril de 2009

Reflexões sobre a Via Crucis (XII)


Todos os que passam por ali O injuriam e fazem troça dEle.

Se é o rei de Israel, que desça agora da cruz (Mt 27, 42).

Um dos ladrões sai em sua defesa:

Este não fez mal algum... (Lc 23, 41).

Depois dirige a Jesus um pedido humilde, cheio de fé:

Senhor, lembra-te de mim quando estiveres no teu reino (Lc 23, 42).

Em verdade te digo que hoje mesmo estarás comigo no Paraíso (Lc 23, 43).

Junto à Cruz está sua Mãe, Maria, com outras santas mulheres. Jesus olha para Ela, e depois olha para o discípulo a quem ama, e diz à sua Mãe:

Mulher, aí tens o teu filho.

Depois diz ao discípulo:

Aí tens a tua mãe (Jo 19, 26-27).

Apagam-se as luminárias do céu, e a terra fica sumida em trevas. São perto das três, quando Jesus exclama:

Eli, Eli, lamma sabachtani? Isto é: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? (Mt 27, 46).

Depois, sabendo que todas as coisas estão prestes a ser consumadas, para que se cumpra a Escritura, diz:

— Tenho sede (Jo 19, 28).

Os soldados embebem em vinagre uma esponja e, pondo-a numa haste, aproximam de sua boca. Jesus sorve o vinagre e exclama:

Tudo está consumado (Jo 19, 30).

Rasga-se o véu do templo e a terra treme, quando o Senhor clama em voz forte:

— Pai, em tuas mãos encomendo o meu espírito (Lc 23, 46).

E expira.

Ama o sacrifício, que é fonte de vida interior. Ama a Cruz, que é altar do sacrifício. Ama a dor, até beber, como Cristo, o cálice até a última gota.

"E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito"(Jo 19,30).

O Senhor exalou o seu último alento. Os discípulos tinham-nO ouvido dizer muitas vezes: "meu alimento é fazer a vontade dAquele que me enviou e cumprir a sua obra" (Jo 4, 34). Assim o fez, até o fim, com paciência, com humildade, sem reservar nada para Si... " obedeceu até à morte, e morte de Cruz!"

Uma Cruz. Um corpo cravado com pregos ao madeiro. O lado aberto... Com Jesus ficam somente sua Mãe, umas mulheres e um adolescente. Os Apóstolos, onde é que estão? E os que foram curados de suas doenças: os coxos, os cegos, os leprosos? E os que O aclamaram?... Ninguém responde! Cristo, rodeado de silêncio. Você também pode sentir algum dia a solidão do Senhor na Cruz. Procura então o apoio dAquele que morreu e ressuscitou. Procura para si abrigo nas chagas de suas mãos, de seus pés, do seu lado aberto. E renovará a sua vontade de recomeçar, e reempreenderá o caminho com maior decisão e vontade de dar passos...

Sempre me comovo quando penso no tal ladrão arrependido: preciso ser ousado como ele - reflito comigo mesmo. Reconheceu que ele, sim, é que merecia aquele castigo atroz... E com uma palavra "roubou" o coração de Cristo e abriu para si as portas do Céu...

Adaptado do livro "Via Crucis", São Josemaría Escrivá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário